top of page

COMO ACONTECE A TERAPIA ?

Se você decidiu, de forma inteligente e cuidadosa, optar pela terapia, é bem possível que esteja se sentindo ansioso sobre seu primeiro contato com essa técnica. Tomar a decisão de obter ajuda e resolver os problemas que está enfrentando é um primeiro,  porem o mais importante passo para uma nova trajetória na sua vida,  e esse ato deve ser elogiado: PARABÉNS! Esta é a decisão mais sensata que você poderia tomar na direção do autoconhecimento e da verdadeira autoajuda para a solução de problemas que se apresentam como difíceis para você  

O QUE É A TERAPIA ?

A Terapia no Brasil se  assemelha na prática,  a um termo muito utilizado nos EUA e na Europa chamado:  "terapia da fala" e permite que as pessoas discutam seus problemas (assim como quaisquer sentimentos difíceis) que estejam vivenciado, em um ambiente seguro e confidencial. Na prática, o  termo "Terapia" pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, mas em geral,  é o que as pessoas  procuram, quando querem mudar alguma coisa em suas vidas ou simplesmente explorar seus pensamentos e sentimentos com mais isenção, eloquência, alternativa e lucidez.

Terapeutas e especialistas não estão aqui - no Projeto PraViver +,  como "bons amigos".. Não irão interagir com você e dizer  o que fazer. Em vez disso, eles vão incentivá-lo a falar sobre o que está incomodando, a fim de descobrir qualquer causa e identificar suas formas específicas de pensar. O Terapeuta pode então, procurar criar com você, um plano de ação para ajudá-lo a ressignificar seus problemas ou ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com eles.

As sessões de terapia não vem em um formato único ou pré fabricado. Cada sessão é geralmente adaptada para o indivíduo, de acordo com suas necessidades e possibilidades.  

COMO A TERAPIA ACONTECE ?

Atualmente, além das sessões/consultas presenciais - em local físico, existem as possibilidades Regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia (Resolução CFP.04/2020) e disponibilizadas no Projeto PraViver + do  Núcleo Convivências, a utilização de 3 formatos principais de tecnologias de comunicação: Vídeo, voz e Texto.  Então, a primeira questão a ser resolvida é a escolha pelo modelo de atendimento: Você precisa decidir com o profissional escolhido, de acordo com a disponibilidade dele, como será o seu atendimento.

 

VIDEO-  você faz uma consulta com o terapeuta de forma online, dentro de uma plataforma segura e confiável,que seja criptografada,  fundamentalmente adequada e correspondente aos protocolos exigidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), utilizando a tecnologia disponibilizada  de vídeo chamada. O uso desta tecnologia é o que mais se aproxima das sessões presenciais, e  é um dos formatos de terapia mais procurados, porque fornece uma oportunidade de maior interação e proximidade do com o terapeuta, sendo ainda um facilitador para o contato e reconhecimento de suas próprias expressões e sentimentos que surjam ali e dali.

 

---Sobre o Trabalho em grupo - Você pode optar por consultar um Terapeuta sozinho ou, se preferir, pode participar de um grupo que tenha sido disponibilizado, com pessoas que enfrentam problemas semelhantes. Ir para um chat de aconselhamento em grupo pode ser útil se você quiser discutir seus problemas com pessoas que estão passando por questões semelhantes e você pode até ganhar uma rede de apoio. esse tipo de grupo em chat de atendimento não está ainda autorizado no projeto.

 

VOZ -  você faz uma consulta com o terapeuta utilizando a tecnologia disponível de chamada de voz, onde você consiga se sentir seguro e preservado. Isso significa conversar com seu terapeuta pelo telefone ao invés de vídeo. Essa forma de abordagem pode ser particularmente útil para aqueles que estão comprometidos demais com a privacidade, com dificuldades para conseguir "espaço" que os permitam participar de sessões "face a face", em locais remotos onde a internet é falha ou inexistente. Assim, a sessão terapêutica pode ser realizada na prórpria casa, em um intervalo do trabalho, na academia, etc.  Mas lembre-se SEMPRE de estar em um lugar seguro e protegido, e que seu aparelho também esteja "seguro". Esse formato também tende a ser mais flexível e pode reduzir potencialmente a tensão na hora da sua consulta.

 

TEXTO - você pode se comunicar com  o terapeuta utilizando a tecnologia disponível de mensagem de texto com tecnologias que detenham criptografias de ponta a ponta. Algumas pessoas, privam pela utilização de  troca  ou simplesmente envio de mensagens de texto para o especialista. Esta forma de comunicação permite que você reserve um tempo para pensar sobre o que deseja discutir, e muitos acham que o ato de escrever fisicamente seus problemas é catártico. Esse formato é compreendido como o mais "confortável" por inúmeros usuários, porque proporciona grande independência na hora da comunicação. Lembre-se sempre de manter seus veículos de comunicação protegidos por senhas. 

 

RESSALVA -  O acesso à Internet e a escolha  das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas são de responsabilidade  única e exclusiva do usuário e do Profissional. O Núcleo Convivências e o Projeto PraViver + se eximem de qualquer responsabilidade quanto à indisponibilidade de conexão entre as partes. Para que um atendimento seja realizado sem problemas, é importante que uma boa velocidade de internet esteja disponível. Orientamos, para fins de verificação a respeito da velocidade da conexão disponível, acessar o link : http://www.speedtest.net onde os valores mínimos para uso são: Download=1.0Mbps.

O Núcleo Convivências e o Projeto PraViver + se reservam o direito de efetuar eventuais manutenções e trocas do sistema solicitado pelo cliente, visando reparos ou melhorias na qualidade do serviço prestado.

 

SOBRE A RELAÇÃO COM O PROFISSIONAL ESCOLHIDO:

O profissional escolhido precisará e deverá estabelecer alguns limites claros quando você começar seu processo terapêutico  que incluem o seguinte:

1. datas e horários ou períodos efetivos para os encontros/sessões de terapia, salvo o caso em que a escolha é pelo profissional online ou o atendimento seja imediato; 

2. esclarecimento a respeito do acordo de confidencialidade, sigilo e segurança;

3. esclarecimento a respeito das  responsabilidades atribuídas a cada um - de um lado o  profissional e do outro o cliente da plataforma do Projeto PraViver+

4. esclarecimento da natureza estritamente profissional do relacionamento entre profissional escolhido e o cliente.

5. Esclarecimento sobre  "como" e "quando" o profissional pode ser contactado pelo cliente fora dos horários agendados - o que é um critério que envolve a disponibilidade do profissional, do cliente,  e limita-se  na circunstância em que o problema trazido como demanda está situado. 

6. acordos e consequências - protocolos ausências, justificativas, reposição ou perdas das sessões.

 

O Projeto PraViver+ do Núcleo Convivências manterá disponível o contato os psicólogos autorizados pelo Núcleo estritamente por este site - www.pravivermais.org.br para que o usuário possa consultar e eleger um profissional para iniciar a terapia. Essa escolha poderá se dar a partir da linha de atuação, da especialidade, do tempo de exercício da profissão, pela localização ou modalidade de atendimento, entre outros. A lista de psicólogos poderá ser alterada a qualquer momento por opção do Núcleo Convivências ou em razões do próprio profissional, devidamente fundamentada.  

 

No momento do agendamento, é imprescindível que o usuário: apresente a autorização para ingressar no Projeto PraViver + (ordenada pelo setor responsável da sua unidade) e  se manifeste a respeito da titularidade da consulta/sessão - se é para o próprio usuário ou para terceiros/dependentes ou não. Neste caso, deverá o usuário informar no cadastro, os contatos deste terceiro/dependente e demais informações necessária para que o mesmo possa participar da consulta - Cabe ressaltar que o Projeto PraViver+ e o Núcleo Convivências não se responsabilizam, sequer respondem civil ou criminalmente pela veracidade dos dados e da solicitação, pela exatidão, autenticidade ou atualização dos dados informados, pelo inconveniente causado no caso de agendamentos indevidos, assim como por qualquer outro dano gerado em torno de ação de inverídica ou má fé.

 

Após a conclusão do agendamento, o usuário deverá receber  uma confirmação de agendamento que poderá ser por e-mail, SMS,  WhatsApp ou qualquer veículo de comunicação eficaz eleito pelo Projeto PraViver+, ficando assim, neste procedimento, confirmado o agendamento. 

Fica Esclarecido que profissionais e agendamentos que não são autorizadas pelo Núcleo Convivências e que não estejam de acordo com o Projeto PraViver+, não são reconhecidos nem autorizados, ficando portanto notificado e esclarecido que não nos responsabiliza por conflitos, problemas ou consequências, perdas ou danos gerados e suportados por qualquer das partes que se julgue prejudicada.

Fica esclarecido que o Núcleo Convivências não se responsabiliza (nem solidariamente), sequer  civilmente ou  criminalmente, 

sobre a conduta pessoal técnica ou qualquer outra,  do profissional no decorrer e durante a relação de trabalho onde se encontram o paciente e o terapeuta. Tais responsabilidades cabem exclusivamente ao profissional no momento de sua atuação e no decorrer da relação terapêutica, limitando-se o Núcleo Convivências à proceder e a orientar qualquer um dos dois lados (terapeuta ou paciente) que se sintam lesados ou prejudicados sobre as providências cabíveis aos fatos. Para este contexto, fica disponível o contato direto e pessoal da coordenadora do projeto PraViver + Fatima Marques (21)98224-8228, para a escuta e o pronto entendimento e elucidação, sempre resguardado o sigilo dos fatos.

 

Qualquer atraso por parte do usuário ou profissional será de única responsabilidade da parte que assim agiu, não sendo portanto, o Núcleo Convivências ou o Projeto PraViver+ responsáveis por qualquer dano que ocorra a qualquer parte  que se entenda prejudicada pelo atraso.

 

O Núcleo Convivências e o Projeto PraViver+ não se opõem, sequer interferem ou tem acesso  à qualquer comunicação externa entre o usuário e o profissional por meios alternativos de comunicação, principalmente no que se refere a resolução de dúvidas e remarcação de horário de consultas. As demais comunicações, informações, acertos e combinações, atendimentos ou sessões que forem efetuados FORA DO AMBIENTE gerenciado e autorizado pelo Núcleo CONVIVÊNCIAS, não serão sob qualquer hipótese, condição ou esfera, de responsabilidade desta Organização, ficando esclarecido que: qualquer e eventual perda ou dano suportados pela parte prejudicada fora do contexto regular e autorizado pelo Núcleo Convivências  e da do Projeto PraViver+ serão de total responsabilidade daqueles que se envolveram no ato externo.

 

O Núcleo Convivências e o Projeto PraViver+ quando identificarem que o usuário e/ou o profissional está dando seguimento aos atendimentos, fazendo qualquer tipo de cobrança ou acordo de qualquer monta ou representação, obtendo vantagens, ou praticando qualquer ilícito dentro do período de vigencia do projeto, poderá aplicar as medidas cabíveis ao profissional , sujeitando-o à sanções previstas no contato profissional com o Núcleo, assim como uma notificação ética profissional.

 

No caso de má conduta ou falta grave pelo profissional autorizado pelo Núcleo Convivências e cadastrado no Projeto PraViver+ na relação com o  usuário, disponibilizamos um canal de contato para que seja comunicada a falta e para que as providências internas e cabíveis sejam tomadas. 

 

QUEM PODE SE CADASTRAR PARA ATENDIMENTO OU PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DO PROJETO PRAVIVER +

​Todos os servidores da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, Lotados no Rio de Janeiro e seus Familiares imediatos - considera-se cônjuge, companheiro(a) e filhos(as), devidamente cadastrados e autorizados para tal pelo setor responsavel da sua unidade. 

 

O atendimento de crianças e adolescentes ocorrerá com o consentimento expresso de, ao menos, um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte do profissional para a realização desse tipo de serviço

O atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência pelos meios pelos meios de Tecnologias de Informação é inadequado, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial

 

O atendimento de pessoas e grupos em situação de desastres pelo meio de Tecnologias de Informação é vedado, devendo a apresentação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial

 

É vedado o atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência, pelos meios de Tecnologia de Informação ... devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial"..

 

Toda pessoa maior de 18 anos, civilmente responsável, com competência psíquica pode se cadastrar e usufruir do atendimento, respeitado o critério principal para aderência ao projeto, que seja o vínculo com a PRF e PF 

 

Não é permitido o cadastro  nem o atendimento online de menores de dezoito (18) anos sem a expressa permissão de um responsável, que se dá através da assinatura do termo de autorização - constante nesta Plataforma.

 

RESPONSABILIDADES GERAIS DO SITE, DO USUÁRIO E DO PROFISSIONAL: 

 

COMENTÁRIOS E AVALIAÇÕES : O Núcleo Convivências e a o Projeto PraViver+disponibiliza disponibilizarão um  campo neste site para que os usuários possam expressar  suas considerações e opiniões a respeito do atendimento recebido assim como sobre o profissional que o atendeu. Os comentários que  por ventura os usuários realizem, não tem caráter técnico, sendo seu único objetivo demonstrar e revelar as percepções e vivências pessoas da cada um durante o período de uso dos serviços contratados. O usuário será o único e exclusivo responsável pelo conteúdo dos comentários, devendo esses, aterem-se aos fatos, descrevendo caso assim o desejem, sua opinião de forma clara e respeitosa, pautado na honestidade e veracidade dos fatos quando e assim os convier, sendo absolutamente vedado o uso de linguagem indecorosa, preconceituosa, discriminatória, injuriosa, caluniosa, ofensiva, difamatosa, assim como de toda e qualquer forma que atente contra a dignidade, reputação pessoal ou profissional, contra a honra e a moral, a integridade e todo direito de qualquer pessoa , independentemente de raça, credo, cor ou religião. Não sendo admitidas mensagem subliminares, que favoreçam qualquer tipo de interpretação maliciosa, que contenham dados ou que permitam encontrar dados que constituem ou possam constituir crime (contravenção penal), mensagens que favoreçam, incitem ou possam ser entendidas como incitação à pratica de qualquer tipo de crime, ofenda a liberdade e o exercício de crenças e religiões.  São proibidas declarações e expressões que violem qualquer lei expressa ou de bons costumes, assim como qualquer norma jurídica,. É expressamente proibida qualquer manifestação de cunho político e eleitoral, de opiniões favoráveis ou contrárias a partidos políticos e manifestações partidárias em qualquer esfera. É vedado o uso ou a exposição de qualquer texto ou imagem que viole direitos de propriedade intelectual, inclusive direitos autorais, de marca e pessoais. 

 

O Núcleo Convivências e o Projeto PraViver+ não pretende fazer nenhuma moderação prévia à exposição do usuário, entretanto, ressalva-se que a Plataforma se reserva o direito de excluir e banir conteúdos parciais ou publicações na íntegra, de conteúdos como os assinalados logo acima

bottom of page